PURNA ANANDA ASHRAM - Morada da Plena Felicidade

O Purna Ananda Ashram Ecovila Integral é uma comunidade voltada para o desenvolvimento integral, onde a saúde do físico, o autoconhecimento, a evolução e o enriquecimento da mente constrói o Novo Ser.


28 de junho de 2010

Reuniões da Comissão Aberta dos Acordos Básicos de Convivência

Na Sexta Feira, dia 25 de Junho, das 16 às 20 horas aconteceu a primeira 
Reunião da Comissão Aberta para Elaboração dos Acordos Básicos de Convivência 
na Comunidade do Ashram. 
Participaram: Daniel, Glorinha, Carla, Andreia, Elba, Lu, Jô, Ana, Angela, Dhavid, Uli e Rita.
Primeiro o grupo compartilhou a Carta Constitucional de Auroville

Carta Constitucional de Auroville

1.     Auroville não pertence a ninguém em particular. Auroville pertence à humanidade como um todo. Mas para viver em Auroville é necessário ser o servidor voluntário da Consciência Divina.
2.     Auroville será o lugar de uma educação sem fim, de um progresso constante e de uma juventude que nunca envelhece.
3.     Auroville quer ser a ponte entre o passado e o futuro. Aproveitando todas as descobertas interiores e exteriores, Auroville dará um salto decisivo em direção a realizações futuras.
4.     Auroville será um lugar de pesquisas materiais e espirituais para uma manifestação concreta e viva de uma Unidade Humana real.
  Inspirados por estas PALAVRAS VISIONÁRIAS da MÃE Mirra Alfassa, formamos então Grupos de Trabalho para refletir juntos sobre as diversas Dimensões da Criação do Ashram:

Dimensão Social
Dimensão Economica
Dimensão Ecologica
Visão de Mundo
A partir das Palavras da Chuva de Ideias, formulou se algumas frases para melhor descrever os assuntos. (vejam postagem anterior - "Resultados ...."!) 
Elba e Dhavid refletindo juntos sobre a Dimensão Social da Comunidade
Angela e Carla refletindo juntos sobre a Dimensão Ecologica
Luciene e Ana refletindo juntas sobre a Dimensão Economica
Daniel, Andreia e Glorinha ( e Karla) refletindo juntos sobre  a dimensão Espiritual/Visão do Mundo

 Encerramos o encontro com a leitura sobre o tema "A prática de deixar ir" da Sangha Virtual de Estudos Budhistas da Tradição do Thich Nhat Hanh:

Se há coisas que te fazem sofrer, você tem que saber como deixá-las ir. Felicidade pode ser obtida soltando, deixando ir, incluindo deixando ir suas idéias sobre felicidade. Você imagina que certas condições são necessárias para sua felicidade, mas olhando profundamente se revelará para você que essas noções são exatamente as coisas que ficam no caminho da felicidade e te fazem sofrer.

Um dia o Buda estava sentado na floresta com alguns monges. Eles tinham acabado de almoçar e já iam começar um Compartilhamento sobre o Dharma quando um fazendeiro se aproximou deles. O fazendeiro disse: “Veneráveis monges, vocês viram minhas vacas por aqui? Eu tenho dezenas de vacas e elas fugiram. Além disso, eu tenho cinco acres de plantação de gergelim e este ano os insetos comeram tudo. Eu acho que vou me matar. Eu não posso continuar a viver assim”.

O Buda sentiu forte compaixão pelo fazendeiro. Ele disse: “Meu amigo, me desculpe, não vimos suas vacas vindo nessa direção”. Quando o fazendeiro se foi, o Buda se voltou para seus monges e disse: “Meus amigos, sabem por que vocês são felizes? Porque vocês não têm vacas para perder”.

Eu gostaria de dizer a mesma coisa para vocês. Meus amigos, se vocês têm vacas, têm que identificá-las. Você pensa que elas são essenciais para sua felicidade, mas se você praticar olhar em profundidade, entenderá que são estas mesmas vacas que trazem sua infelicidade. O segredo da felicidade é ser capaz de deixar ir suas vacas, soltá-las. Você deveria chamar suas vacas por seus verdadeiros nomes.

Que o PURNA ANANDA ASHRAM seja um LUGAR da FELICIDADE PLENA!


 Você sabia o que significa o nome
PURNA ANANDA ASHRAM?
PURNA - PLENITUDE, ANANDA - BEM AVENTURANÇA, ASHRAM - COMUNIDADE ESPIRITUAL 
 A COMUNIDADE ESPIRITUAL 
DA PLENA BEMAVENTURANÇA





Resultados da Primeira Reunião da Comissão Aberta dos ACORDOS BÁSICOS DE CONVIVÊNCIA


Seguem aqui os textos escritos pelos grupos de trabalho realizados na reunião do dia 25 de Junho. Sabemos que estes textos precisam de mais edição. É este o trabalho que será feito nas próximas reuniões, aberta a tudo mundo do grupo!!!
 VISÂO DO MUNDO
·         Somos parte integrante da natureza. Assim, faz-se necessário:
·         Respeito e proteção a todos os seres;
·         Uso consciente dos recursos naturais e materiais;
·         Senso de responsabilidade em todas as tarefas necessárias à manutenção do Ashram, com a valorização de todo e qualquer trabalho realizado em prol do grupo;
·         Respeito à individualidade em consonância com a consciência coletiva;
·         Propiciar meios de desenvolver a criatividade através da arte, como forma de celebração da vida, respeitando nossa cultura e estética, possibilitando o aprimoramento da sensibilidade;
·         Divulgação da nossa filosofia e atividades desenvolvidas junto a comunidades locais ou grupos.
Dimensão Social
-Toda autoridade deve ser reconhecida e concedida conforme as capacidades individuais e a habilidade de fazer com que o maior número de integrantes do Ashram possam contribuir com suas capacidades. 
-A autoridade deve durar somente o tempo necessário para realizar cada tarefa. 
-Os líderes de cada atividade devem ser os colaboradores e instrutores principais. 
-Cada atividade deve ser liderada por pelo menos duas pessoas: uma de responsabilidade/capacidade técnica e outra de responsabilidade organizacional e social. 
-Deve haver momentos para se cuidar e promover a saúde emocional do grupo: preventivo e contínuo. Exemplos: Rodas do Coração, Mediações de Conflitos, Terapias sistêmicas. 
-Dentro da filosofia do Livre Progresso, as pessoas de todas as idades serão estimuladas a aprender segundo novos paradigmas pedagógicos, dando ênfase a conscientização e ressincronização ecológica. 
-Enfoque na Ecologia Profunda: Reconhecimento do valor intrínseco de todas as formas de vida, mudando de um ponto de vista Antropocêntrico para o Ecocêntrico.

ECONOMIA
As atividades  financeiras  do  PAA  deverão  ser  oriundas de  recursos naturais locais e das capacidades dos  indivíduos que  constituem o grupo
Cada um escolhendo o   trabalho para  o qual é mais “capacitado’ cada  atividade  sendo uma  oportunidade de  auto-aperfeiçoamento ,  serviço e  expressão  da  Consciência Divina 
As atividades  econômicas  deverão  ser  baseadas  no  cooperativismo,  nas  trocas, no  consumo  sempre  consciente  da  necessidade  de  sustentabilidade  O  uso   da  água  deverá ser  mínimo  e   a  consciência  da  necessidade  de  manter a  produção  de  água deverá estar  sempre  presente nas  decisões. 
Serão elaboradas  oficinas para  viabilizar bioconstruções  , manutenção  dos  espaços  físicos,  artes,  reciclagens ,  fabricação  de produtos,nas  áreas de  alimentação,saúde, higiene  e limpeza geral ou  outros  produtos  em  harmonia  com  os  princípios  filosóficos    e  capacitações  do  grupo Produtos  ecologicamente corretos 
A  agricultura  será orgânica 
Haverá  produção, por  biodigestores,   de  gás,  para  cozinhar  e  utilização  para  aquecimento  ou  outra finalidade  comum,  reduzindo  assim  o  consumo  de  petro-derivados ,  poupando recursos  financeiros  e  diminuindo  o  impacto  ambiental graças  a  boas  praticas  ecológicas 
Os  usos  de  tecnologias  modernas  deverão  ser  harmonizados  com  a  cultura  local , objetivando uma  economia  sustentável 
ECOLOGIA
            Quando pensamos que nossa proposta é a implantação de uma Ecovila; é extremamente importante salientar que cada um de nós busque uma convivência harmoniosa e respeitosa com a natureza em todos os seus aspectos.
 É de responsabilidade do Ashram
- promover cursos e palestras para esclarecimentos de uso, armazenamento e aproveitamento do lixo, além de elaborar projetos que envolvam reciclagens de materiais descartáveis,
- estabelecer normas de permanência de animais domésticos.

Aos usuários cabe:
  • consumo consciente de produtos de higiene e limpeza,
  • consumo consciente de água,
  • utilizar somente adubos orgânicos mesmo nas hortas de uso doméstico,
  • utilização de cercas vivas para delimitação espaços,
  • respeitar e levar em consideração o relatório técnico para as construções, ( sugerimos que o relatório técnico apresente pelo menos três modelos padrão de construção),


Sistematização sobre o tema ANIMAIS no ASHRAM como base para esclarecimento do assunto.
·         De estimação:
Problemas (?):
1.     Destroem/contaminam vegetação;
2.     Caçam e afastam animais silvestres;
3.     Transmitem doenças;
4.     Barulho;
5.     Reprodução descontrolada
6. Alimentação com ração antiecologica
Soluções (?):
1.   Mantê-los em espaços fechados (casa/quintal com tela, em caso de gatos), afastados da mata nativa;
2.   Aceitar apenas os castrados/esterilizados e vacinados;
3.   Responsabilidade do tutor em manter o silêncio/limpeza das áreas comuns;
4.   Por questões afetivas, permitir somente aqueles que já são tutelados atualmente pelos associados, não podendo trazer novos animais posteriormente.
         
Não abordamos ainda a questão como produtos de origem animal entram nas seguintes áreas Uso na alimentação/vestuário/comercial/trabalho:
 carnes (peixe?) e derivados (galinheiro?)/ peles / apicultura / cavalos etc