PURNA ANANDA ASHRAM - Morada da Plena Felicidade

O Purna Ananda Ashram Ecovila Integral é uma comunidade voltada para o desenvolvimento integral, onde a saúde do físico, o autoconhecimento, a evolução e o enriquecimento da mente constrói o Novo Ser.


16 de junho de 2010

Imagine Seu Dia na Comunidade do Ashram em Junho 2015!!!


 Aqui falamos da Fase 2 da metodologia da Investigação Apreciativa (IA), que estamos usando no nosso Processo de Planejamento Participativo. Ela é chamada de Fase do DESEJO (Lembrando dos 4 D´s da IA: DESCOBERTA-DESEJO-DESENHO-DESTINO) O objetivo é entrarmos em contato com a nossa mais profundo visão de vida. Sem censura, julgamento ou cobrança, tá!!!
 
Imaginação 2015 – Relato de Participante: “Mediadora”
Acabei de acordar. Ouço os cachorrinhos latindo e sinto o frescor da manhã. Vou pro templo meditar. Canto junto e com uma paz profunda em meu coração, medito. Em seguida, vamos praticar yoga. A aula é maravilhosa. Nessa manhã brincamos, numa parte da aula, de “joão teimoso”. Como é bom cair naqueles colinhos de olhos fechados e saber que estão me segurando e que confio ... Leio um texto da mãe. Na verdade é uma oração. Já fiz os trabalhos de purificação e respiro melhor. Vejo os primeiros raios de sol despontando.
Hoje é meu dia de colher as verduras e preparar o suco verde para todos, junto com a andréia. Todos já se acostumaram, e agora gostam desse desjejum.
Vou nessa manhã, conversar com os dois casais que estão em conflito para buscar, com eles, a compreensão amorosa. Vou junto com a Lu, porque vamos praticar a “reconciliação” que aprendemos no budismo, seguindo cada etapa, auxiliando-os a falarem com seus companheiros com a linguagem da alma. Sei que vai ser preciso um bom tempo pra fazer isso. Não incluo, assim, nenhuma outra tarefa pra parte da manhã.
Nossa, foi maravilhoso o compartilhamento com eles! Novas possibilidades surgiram e eles sentiram-se mais esperançosos e renovaram a boa vontade do entendimento.
Vou cantar um pouco em gratidão, no templo, antes do almoço. Deu até pra fazer uma meditação olhando nossas flores, cada vez mais bonitas, e as arvorezinhas novas crescendo tão viçosas ...
Nosso almoço está muito cheiroso. Lemos em círculo, em torno da mesa, mensagens de Yogananda. Encaixam tanto com minhas últimas reflexões ...  Respostas que eu procurava! Santa sincronicidade ...
Vou tocar violão agora. Quero treinar as músicas novas que fiz pras crianças da escola pública.  Vou tocar e dançar com elas.
Daqui a pouco vou fazer o Reiki com nosso grupo direcionando a energia de cura pra  comunidade que estamos cuidando. Mas dá pra eu dançar um pouco. Quero ensaiar um pouco pra apresentação do fim de semana, quando os convidados virão conhecer nosso trabalho. Eles vem de tão longe! Que bom podermos animá-los para o trabalho ecológico que estão desenvolvendo ...
Vou agora cuidar do jardim e molhar as plantinhas. Tá faltando chover mais um pouquinho. Estamos numa fase tão seca!
Hoje temos às 18 horas o Conselho de Todos os Seres. Ando ouvindo cada vez mais a voz das montanhas. Cada pedrinha tem uma historia, e vejo seus olhos reluzentes. Ainda bem que o curso de Auto-cura e transformação que estou dando, aberto para a comunidade, só será amanhã, e não vou perder o Conselho de Todos os Seres. Vou aprimorar a parte do Do-in e de auto-massagem. Eles já estão praticando ... E meus amigos do ashram já pegaram o jeito também.
Como é bom estar vivenciando mais tempo em estado de presença! E como estou cada vez mais saudável! Meu corpinho queria mesmo viver tudo isso. Não é bobo, nem nada.
Hoje não vou para o consultório. Está tão bom ter apenas dois dias em meu trabalho de Acupunturista ...  Sem contar que é bom ver os moradores de Mendes e até de Vassouras poderem se cuidar comigo em Acupuntura ...
Puxa vida, Suzi e Serginho prepararam as vivências de Arte pro fim de semana! Adoro quando chega o dia!
Ficou de noite. Já jantei e estou feliz! Meus filhos vão também com as noras pra festinha no sábado. Acho que vão adorar!
É tão bom fazer minhas atividades todas e a todo momento estar trocando sorrisos e carinhos com meu companheiro ... Estamos tão felizes!!!


Imaginação 2015 – Texto 1: “Colaboradora na Manutenção do Espaço em Todos os Aspectos”
Amanheco o dia os galos cantam e eu depois de uma bela noite de sono acordo feliz e bem disposta. Todos vamos meditar e louvar o Senhor pelo novo dia. Agradecendo pelo descanso. Meus companheiros de jornada são todos afinados com o mesmo ímpeto de busca e realização.
Pratico também Tai Chi Chuan com algumas pessoas que como eu admiram esta arte.
Depois vamos ao desjejum ao redor de uma grande mesa farta de produtos da terra que o próprio grupo plantou, colheu, e manufaturou. A Paz e Harmonia reinam no ambiente. Continuando o dia vou participar do cuidado do ambiente. Após, vou praticar Yoga, com algumas doces crianças que se encontram no recinto.
Alguem, agora me convida para descascar legumes que colhemos da nossa horta. Para preparação do almoço.
Novamente ao redor daquela grande mesa. Rostos amigos e sorridentes, Onde sempre alguém se destaca com alguma piada engraçada. Ha, Ha, Ha!
Epa! Já está na hora do mutirão para lavar as louças, panelas e arrumara a cozinha e o refeitório. Rapidamente terminamos. Agora é hora de aplicar –nos  Reiki, porque hoje é o dia em que os Reikianos do Ashram fazem a sua doação. 
A tarde, novamente chega um grupo para praticar Tai Chi. Ah! E o grupo de crianças que estudam de manhã chegam para a pratica de Yoga.
Mais tarde alguns minutos para apreciar o por do sol.
Voltamos para a cozinha preparar o sopão de legumes, para o jantar.
De noite, uma reuniãozinha para conversarmos com a vizinhança.
Aí sim, caímos na cama e mais uma bela noite de sono para termos lindos sonhos.
E assim a vida que pedimos a Deus vai prosseguindo ...

Um comentário:

  1. Esse dia seria muito especial, onde toda essa família de luz estaria reunida em volta de uma linda e enorme fogueira. Cantando mantras juninos, dançando sem parar, assando boas batatas doces p/ adoçar aínda mais esse clima. Eu, minha esposa, nosso filhote já grandino brincando abessa c/ os outros coleguinhas e todos mais dessa linda família acompanhados da luminosa presença do nosso guruji ( Horivaldo Gomes ). Formando uma grande roda, simbolizando o infinito, eternizando esses momentos. Vibrando nessa maravilhosa combinação de luz, alegria, festa, amor, harmonia, consciência, fraternidade, fé, simplicidade, beleza, força, gratidão, humildade, união, generosidade e esperança!
    Namaste!!!
    Carlos Maurício

    ResponderExcluir